sexta-feira, 29 de abril de 2011

O ruck

Um bom texto de Vitor Brandão publicado no Salvador Diário explicando muito bem o que é o ruck:

Olá amigos, nesta postagem pretendo elucidar aquela que acredito seja a maior dúvida de grande parte dos leigos ao assistir uma partida de rugby: O que são aqueles “montinhos” que os jogadores formam e porque eles não pegam a bola.
 Bom, aquele “montinho” que se forma no campo se chama “ruck”. Trata-se de uma formação ordenada que ocorre quando um jogador que esteja portando a bola vai ao solo e os jogadores chegam para disputá-la.
Acontece que, o jogador que é derrubado na posse da bola não pode segurá-la enquanto estiver no solo. Ele deve deixá-la solta e o faz, sempre que possível, voltando-a para o seu campo, para que fique mais fácil do seu time protegê-la. Caso a bola esteja livre, qualquer dos jogadores em campo poderá pegá-la, mas, no caso de estar em disputa , algumas regras devem ser respeitadas.
O jogador que chega ao local onde o outro foi derrubado, para recuperar ou proteger a bola, deve fazê-lo pelo seu lado do campo. O jogador no solo forma uma espécie de “linha de impedimento” e os jogadores que chegam, para entrar em disputa, devem estar em pé e passando pelo “eixo” do jogador derrubado.
Os jogadores do time atacante vão proteger esse local e a bola, para que os adversários não tenham acesso à mesma, enquanto os estes empurrarão os jogadores ali posicionados para tentar chegar à bola. Para entrar na formação, terão que fazê-lo por trás dos pés do último homem que já estiver na formação. Aqueles que entram pela lateral, ou mergulham no "ruck", cometem uma infração.
A equipe que estiver do lado em que a bola se encontra está autorizada a usar as mãos para retirar a mesma do ruck, Já os seus adversários estão proibidos de fazê-lo enquanto a mesma permanecer dentro desta protegida pelos jogadores, porém, pode tentar fazê-lo utilizando os pés para puxar a bola para o seu lado.
É importante ressaltar que os jogadores devem estar de pé (apenas com os pés tocando o solo) para poder jogar, caso contrário, estarão impedidos de fazê-lo.
Portanto, apesar de parecer uma confusão, o ruck é uma formação ordenada e, além de muita força, ele demanda muita técnica e conhecimento das regras. Aquele “montinho” é muito mais do que aparenta e faz parte de uma estratégia importantíssima para o jogo. Trata-se da organização do caos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário